Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Estudantes encontram raras estatuetas de 3 mil anos em Israel

Além das peças em bronze, outros artefatos dos séculos 12 ao 10 a.C. foram descobertos na cidade de Ziklag

Pamela Malva Publicado em 11/04/2020, às 12h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotos da estatueta do deus cananeu Baal, em bronze - Divulgação/Universidade Macquarie
Fotos da estatueta do deus cananeu Baal, em bronze - Divulgação/Universidade Macquarie

Durante escavações em Ziklag, uma cidade em Israel, a equipe de 32 estudantes da Universidade Macquarie encontraram raros artefatos em bronze. Datadas de 3,3 mil anos atrás, a grande maioria das peças estava em ótimas condições.

Entre os diversos itens encontrados, as mais surpreendentes são uma estatueta do deus cananeu Baal e um pequeno bezerro de bronze. As escavações foram feitas em parceria com a Universidade Hebraica de Jerusalém e a Autoridade de Antiguidades de Israel.

Pequeno bezerro em bronze / Crédito: Divulgação/Universidade Macquarie

Além das estatuetas, os estudantes também encontraram cerâmica cananéia do século 12 a.C., embarcações usadas para o armazenamento de óleo e vinho, inscrições e lâmpadas a óleo. Descobriram, ainda, um santuário portátil e a ponta de uma lança.

A equipe de escavação ficou em campo durante três semanas e conseguiu revelar camadas de solo que remontam aos séculos 12 ao 10 a.C.. Segundo professores da Universidade Macquarie, é bastante provável que local seja uma cidade bíblica perdida.