Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bactérias

Estudiosos revelam bactéria 'gigante' que pode ser vista a olho nu

Bactéria é doze vezes maior que os grandes micróbios já conhecidos

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/06/2022, às 18h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thiomargarita magnifica - Divulgação/ LAWRENCE BERKELEY NATIONAL LABORATORY
Thiomargarita magnifica - Divulgação/ LAWRENCE BERKELEY NATIONAL LABORATORY

Maior bactéria conhecida pode ser vista a olho nu. Estudiosos anunciaram a descoberta da bactéria gigante foi anunciada hoje no periódico Science. Ainda não se sabe o motivo para seu tamanho atípico.

Thiomargarita magnifica é o nome científico da maior bactéria já encontrada na natureza.  Ela habita os mangues de Guadalupe, arquipélago localizado no sul do Caribe e foi encontrada perto de folhas que caem de árvores.

A bactéria possui mais de 9 mil micrômetros de comprimento, o que significa que supera 0,9 centímetros. Além disso, T. magnifica é doze vezes maior que as maiores bactérias conhecidas que chegam a ter 750 micrômetros. A bactéria gigante é 4,5 mil vezes maior que um micróbio comum.

O impressionante estudo foi realizado por estudiosos do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, da Universidade das Antilhas, em Guadalupe e profissionais de outras diversas instituições. As informações são do G1.

Prejudiciais aos humanos?

A Thiomargarita magnifica, segundo estudos, não é prejudicial aos humanos, não causando dano algum ao seu organismo. Elas aparentemente não representam uma ameaça e estão equilibradas com seu ambiente. 

Semelhante a fiapos brancos, a bactéria fica entre seres procariontes, como as demais bactérias, e eucariontes, como os humanos. Seu material genético composto por 11 mil genes, o que é três vezes maior do que das demais bactérias, está encapsulado como dos seres encarióticos e não disperso. Isso ainda não possui uma explicação, bem como o motivo de seu tamanho.