Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Estudo afirma que o momento em que vivemos é a 'Era das Pandemias'

Segundo os cientistas, novas pandemias podem surgir caso não sejam adotadas estratégias preventivas

Giovanna Gomes Publicado em 31/10/2020, às 08h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coronavirus - Pixabay
Coronavirus - Pixabay

Um estudo alertou na última quinta-feira, 29, que o momento em que vivemos está propenso ao surgimento de muitas outras pandemias além da Covid-19. Segundo os cientistas, é preciso que o mundo todo adote medidas de prevenção, o que inclui uma maior proteção ao meio ambiente.

O estudo, que foi encomendado por uma organização ligada à ONU, a Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), contou com um time composto por 22 cientistas. Eles analisaram as evidências sobre a relação entre a expansão de doenças infecciosas transmitidas de animais para pessoas e a biodiversidade.

"As pandemias têm sua origem em diversos micróbios transportados por reservatórios animais, mas seu surgimento é inteiramente impulsionado por atividades humanas", diz o relatório.

"As causas subjacentes das pandemias são as mesmas alterações ambientais globais que impulsionam a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas. Isso inclui mudança no uso da terra, expansão e intensificação da agricultura e comércio e consumo de animais selvagens", concluem os pesquisadores.

Segundo eles, existem cerca de 1,7 milhão de vírus ainda desconhecidos e que têm como hospedeiros os mamíferos, principalmente os morcegos, e também aves. Desse total, considera-se a possibilidade de que entre 540 mil e 850 mil possam chegar a contaminar humanos.