Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Asteroide

Estudo descobre partículas mais antigas que o Sol em asteroide

Amostras podem ajudar cientistas a descobrirem como foi o início do nosso Sistema Solar

Ingredi Brunato, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 17/08/2022, às 13h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Asteroide Ryugu - Divulgação/ JAXA
Asteroide Ryugu - Divulgação/ JAXA

A missão Hayabusa2, empreendida pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), que tem trazido amostras do asteroide Ryugu para a Terra, publicou descobertas fascinantes na última terça-feira, 9, através da revista científica The Astrophysical Journal Letters. 

Os astrônomos japoneses descobriram que o corpo celeste, que é famoso por seu curioso formato de pião e por sua proximidade com o nosso planeta — ele está a "apenas" 300 milhões de quilômetros de distância —, possui poeira cósmica datada de um período anterior à formação do nosso Sol. 

Implicações

Esses grãos encontrados no Ryugu, que são originados de estrelas antigas, vem do início do Sistema Solar em que vivemos, e podem, portanto, trazer pistas a respeito de que eventos astrofísicos que levaram à composição atual. 

Isso [a poeira coletada] nos dá uma visão mais completa dos processos formativos do nosso Sistema Solar que podem informar modelos e experimentos futuros em amostras de Hayabusa2, bem como outros meteoritos”, explicou o co-autor da pesquisa, Larry R. Nittler, através de um comunicado repercutido pela revista Galileu. 

Para conferir o estudo na íntegra, clique aqui


+ O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.