Notícias » Arqueologia

Estudo indica existência de grande complexo de templos escondidos na Irlanda do Norte

Pesquisadores acreditam que o antigo local pode estar sob um importante forte

Isabela Barreiros Publicado em 05/08/2020, às 15h27

Forte Navan, na Irlanda do Norte
Forte Navan, na Irlanda do Norte - O'Driscoll/Oxford Journal of Archaeology

Um estudo recentemente publicado na revista científica Oxford Journal of Archaeology utilizou métodos muito modernos para entender o que está em baixo do Forte Navan, na Irlanda do Norte. Os pesquisadores acreditam que um enorme complexo de templos antigos pode estar no subsolo do importante sítio arqueológico.

Desde os anos 1960, existem evidências de que o local, durante a Idade Média e Idade do Ferro, era "um centro religioso incrivelmente importante e um lugar de autoridade sacral e cultural primordial na pré-história posterior", segundo afirma o co-autor do estudo Patrick Gleeson, professor da Queen's University Belfast.

Lidar demonstra onde está o complexo / Crédito: O'Driscoll/Oxford Journal of Archaeology

 

A partir de um trabalho utilizando técnicas de sensoriamento remoto, foi possível que os arqueólogos observassem a paisagem escondida no subsolo do Forte Navan. Todo esse cuidado foi tomado para que as antigas e sensíveis estruturas não fossem danificadas pelas escavações.

A análise fez com que fosse possível observar as anomalias presentes na paisagem, principalmente estruturas arquitetônicas construídas por pessoas. Mas o mais impressionante é a magnitude da descoberta: apenas pelas investigações iniciais, é possível perceber que se trata de um complexo muito grande.

"As descobertas que fizemos sugerem que os edifícios que foram escavados são apenas uma pequena parte de complexos muito, muito maiores, muito maiores e mais impressionantes", afirmou Gleeson.