Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Itália

Estudo revela que vítima da erupção do Vesúvio teve seu cérebro transformado em vidro

“Essa é a primeira descoberta de um cérebro humano vitrificado pelo calor de cerca de 520º C produzido por uma erupção vulcânica", relatou um dos responsáveis pela descoberta. Confira a imagem na matéria

Fabio Previdelli Publicado em 24/01/2020, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma das vítimas do Vesúvio - Getty Images
Imagem ilustrativa de uma das vítimas do Vesúvio - Getty Images

Arqueólogos da antiga cidade de Pompéia, na Itália, descobriram que a massa cerebral de uma das vítimas do Vesúvio foi transformada em vidro como resultado da erupção vulcânica que devastou a cidade no ano de 79.

A pesquisa, que foi publicada hoje, 23, no New England Journal of Medicine, relata que a descoberta foi feita nos restos de uma pessoa encontrada na década de 1960 no Collegium Augustalium, em Herculano.

O corpo do homem de 25 anos foi encontrado "deitado em uma cama de madeira, enterrado por cinzas vulcânicas". Somente anos depois, quando o crânio da vítima foi examinado, os pesquisadores descobriram que os restos cerebrais eram vitrificados, em vez de saponificados.

O calor criado pela devastadora erupção do Monte Vesúvio foi tão intenso que o evento transformou o cérebro de uma vítima em vidro, descobriram os arqueólogos / Crédito: Paulo Petrone

“A preservação dos restos do cérebro é extremamente rara, pois essa é a primeira descoberta de um cérebro humano vitrificado pelo calor de cerca de [520º C] produzido por uma erupção vulcânica", relatou o principal autor do estudo, Pier Paolo Petrone, em e-mail enviado para a Fox News.

Além do cérebro vitrificado, foi descoberta uma massa esponjosa solidificada que prendia os ossos do peito da vítima. Petrone disse que isso significava que as nuvens vulcânicas do Vesúvio estavam quentes o suficiente para "queimar gordura corporal e vaporizar tecidos moles".

Não foi encontrada nenhuma outra vítima que morreu no local com cérebros vitrificados ou uma massa esponjosa que prende o peito, sugerindo que a vítima era única, observou o artigo.


+Saiba mais sobre a Itália:

Pompeia: A vida de uma cidade romana, de Mary Beard (2016) - https://amzn.to/2tOj9hc

Vesuvio, de Zulmira Ribeiro Tavares (2011) - https://amzn.to/37sZYZe

Itália. Guia Visual, de Vários Autores (2015) - https://amzn.to/37yzTrm

História concisa da Itália, de Christopher Duggan (2015) - https://amzn.to/38AYfkI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.