Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

EUA: Biden exigirá uso de máscaras em eventos do governo

A primeira ordem executiva do presidente será o uso obrigatório da proteção, ao contrário da administração anterior

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/01/2021, às 14h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joe Biden, presidente dos EUA - Getty Images
Joe Biden, presidente dos EUA - Getty Images

Nesta quarta-feira, 20, Joe Biden está assumindo a presidência dos Estados Unidos e, segundo seu conselheiro, sua primeira ordem executiva será a obrigatoriedade de máscaras em eventos do governo federal. As informações foram divulgadas pela CNN e repercutidas pelo UOL.

Em entrevista a jornalistas, o conselheiro do presidente e coordenador de resposta a covid-19, Jeff Zients, afirmou: "Esta ação executiva direcionará as agências a tomarem medidas para exigir o cumprimento da orientação do CDC (Centro de Controle de Doenças) sobre o uso de máscara e distanciamento físico em prédios federais, em territórios federais e por funcionários federais e contratados".

A ordem executiva é uma abordagem contrária ao que acontecia na administração anterior, do republicano Donald Trump. Antes de Biden, não havia exigência do uso de máscaras em eventos do governo. O próprio Trump se recusava a usar máscaras, ainda que tenha testado positivo para o novo coronavírus em outubro de 2020. 

Zients explicou ainda que o presidente pedirá a outros políticos a exigência do uso de máscaras em suas administrações, além de funcionários da saúde pública e empresários. 

Sobre Joe Biden 

No dia 7 de novembro, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição. 

O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC também apontaram a vitória do democrata.

Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: Será o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado vitória no dia 4 de novembro, antes mesmo do encerramento da apuração.

Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos. 

As duas últimas vezes que tentou concorrer à presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos.