Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

EUA: Maya Angelou é a 1ª mulher negra a estampar moeda de dólar

A escritora e poeta faleceu em 2014 e recebeu a homenagem em uma nova série de 'quarters'

Wallacy Ferrari Publicado em 11/01/2022, às 08h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Maya com a nova moeda - Getty Images/Departamento do Tesouro
Montagem de Maya com a nova moeda - Getty Images/Departamento do Tesouro

A escritora e poeta Marguerite Ann Johnson, popularmente conhecida pelo pseudônimo Maya Angelou, se tornou a primeira mulher negra a estampar uma moeda de dólar nos Estados Unidos ao ser integrada a novas impressões das moedas de 25 centavos do país, popularmente conhecidas como quarters.

Falecida em 2014, sua contribuição para a literatura em língua inglesa é objeto de homenagem no país, incluindo a adição nas moedas, proposta de autoria da congressista democrata Barbara Lee, do estado da Califórnia, que teve o projeto aprovado no fim de 2020, posteriormente sendo desenvolvido no ano seguinte pela Casa da Moeda local.

De acordo com o portal G1, o "quarto de dólar" são as moedas mais utilizadas do país e só teve duas versões alternativas proposta desde 1932, sendo uma série de 50 moedas representando os estados dos EUA durante a década de 2000, e outra homenageando parques nacionais, entre 2010 e 2021.

Agora, Maya iniciará uma série chamada "Prominent American Women" ("mulheres americanas proeminentes", em tradução livre) que enaltecerá figuras femininas importantes na história. Suas primeiras versões já foram prensadas e apresentadas pelo Departamento do Tesouro norte-americano.