Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra Mundial

EUA relembram ataque a Pearl Harbor:'Honramos os patriotas que morreram'

No dia 7 de dezembro de 1941, a base de Pearl Harbor foi atacada pelas forças japonesas

Redação Publicado em 07/12/2021, às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O USS Utah, primeiro navio atingido no ataque - Domínio público / Biblioteca do Congresso dos EUA
O USS Utah, primeiro navio atingido no ataque - Domínio público / Biblioteca do Congresso dos EUA

Os Estados Unidos lembraram, nesta terça-feira, 7, o aniversário de oitenta anos do ataque promovido pelas forças japonesas à base naval de Pearl Harbor, no Havaí, no contexto da Segunda Guerra Mundial

De acordo com historiadores, os americanos não se atentaram, naquele histórico dia 7 de dezembro de 1941, que poderiam ser atacados pelo Japão, uma vez que estavam concentrados nos conflitos na Europa. 

Segundo informou a agência de notícias Reuters, houve 2.390 baixas ao todo na data. Por esse motivo, os EUA declararam guerra ao Japão no dia seguinte.

O comandante da Marinha dos EUA, Jason Adams, relembrou hoje que, na manhã do bombardeio, uma cerimônia foi realizada em homenagem às 58 pessoas que morreram a bordo do navio de guerra USS Utah, o primeiro a ser atingido.

"Na manhã de 7 de dezembro de 1941, nos primeiros minutos do ataque a Pearl Harbor, o Utah foi atingido por dois torpedos que causaram uma inundação grave", declarou Adams.

"O chefe Tomich ficou na sala das máquinas, mantendo as caldeiras tão estáveis quanto possível para que os marinheiros pudessem sair do navio. O Utah naufragou matando 58 homens em 12 minutos", disse o comandante, referindo-se a Peter Tomich, uma das vítimas do ataque.

Também o presidente Joe Biden relembrou a data por meio de uma publicação em suas redes sociais.

"Ao celebrarmos o Dia Nacional em Memória de Pearl Harbor, honramos os patriotas que morreram, comemoramos o valor de todos aqueles que defenderam nossa nação e renovamos o compromisso de levar adiante a paz e a reconciliação que trouxeram um futuro melhor para nosso mundo", escreveu o presidente.