Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

EUA: Tribos nativas pedem para que Biden tome “medidas imediatas” para proteger região histórica

O Monumento Nacional Bears Ears é conhecido por ser uma importante área arqueológica do país

Penélope Coelho Publicado em 29/09/2021, às 07h21 - Atualizado às 08h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Monumento Nacional Bears Ears - Divulgação/Wikimedia Commons/ Domínio Público/ US Bureau of Land Management
Monumento Nacional Bears Ears - Divulgação/Wikimedia Commons/ Domínio Público/ US Bureau of Land Management

De acordo com informações publicadas na última terça-feira, 28, pelo jornal Washington Post, tribos nativas norte-americanas fizeram um apelo ao atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo para que o democrata tome “medidas imediatas” para restaurar as proteções ao Monumento Nacional Bears Ears, localizado no Condado de San Juan, no sudeste de Utah.

O pedido acontece após a gestão anterior, de Donald Trump, reduzir o monumento em 85%, com a justificativa de abrir espaço para mais atividades industriais nas terras que ocupam. Sabe-se que no ano de 2016, o então presidente Barack Obama proclamou a região como um monumento nacional.

Na carta enviada na semana passada para Biden, os representantes afirmam que as restaurações são necessárias já que evitam uma maior degradação dos antigos assentamentos indígenas, que correm risco em decorrência da mineração, pastagem e outros fatores.

“Tentamos ser pacientes e respeitosos enquanto aguardamos sua decisão sobre a restauração. No entanto, se a ação mais demorada não for realizada, um dano real, muito permanente, está ocorrendo nesta paisagem sagrada”, escreveram Clark W. Tenakhongva, vice-presidente da Tribo Hopi, e Henry Stevens Jr., representante da Nação Navajo.

Segundo revelado pelo jornal, assim que assumiu o cargo, Biden pediu para que a questão do monumento fosse revisada, entretanto, meses depois, o presidente ainda não anunciou suas intenções a respeito do caso.