Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é condenado por exceder limite de gastos em campanha

O político comandou o país entre 2007 e 2012

Redação Publicado em 30/09/2021, às 09h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nicolas Sarkozy - Getty Images
Nicolas Sarkozy - Getty Images

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi condenado nesta quinta-feira, 30, a um ano de prisão por financiamento ilegal de campanha. Segundo o UOL, o político que comandou o país entre 2007 e 2012, teria excedido o limite de gastos pemitido quando tentou se reeleger nas eleições seguintes.

Conforme afirma o veredicto, o francês "continuou com a organização de comícios", mesmo após ter recebido um aviso "por escrito sobre o risco de superar" o limite legal de gastos. A presidente do tribunal, Caroline Viguiera, ainda acrescentou: "Não era sua primeira campanha. Já tinha experiência como candidato".

No fim, a Justiça impôs a pena máxima ao réu e o dobro do que a Promotoria havia solicitado no mês de junho. No entanto, segundo a imprensa francesa, Viguiera permitiu que o ex-presidente cumpra da pena em prisão domiciliar com uso de uma pulseira eletrônica. 

Sarkozy tem 66 anos e, em março, tornou-se o primeiro presidente da Quinta República (iniciada em 1958) a ser condenado, após ter sido réu em um outro processo, em razão de corrupção e tráfico de influência.