Notícias » Rússia

Exército russo escavou trincheiras em Chernobyl, revelam imagens

Local é conhecido por seus níveis perigosos de radioatividade

Redação Publicado em 07/04/2022, às 10h17 - Atualizado às 10h18

Fotografia feita por drone
Fotografia feita por drone - Divulgação/ Energoatom

Trincheiras foram cavadas em meio à Floresta Vermelha, região altamente radioativa localizada nas proximidades da usina nuclear de Chernobyl, conforme revelaram imagens capturadas por drones e divulgadas na última quarta-feira, 6, de acordo com a CNN. 

Os responsáveis pelo trabalho de escavação seriam as tropas russas, que ocuparam o local durante mais de um mês, conforme informações da Energoatom, que é a empresa governamental responsável por administrar a planta desativada.

Além de fazerem as fotografias dos drones, a companhia estatal já havia observado anteriormente que os soldados do exército inimigo não estavam usando equipamentos de proteção adequados para se movimentar através do terreno tóxico, e seus tanques de guerra levantavam poeira radioativa. 

Por conta de todos esses fatores, é possível que os combatentes russos tenham inalado radioatividade, o que geraria um quadro de contaminação perigoso à saúde.

Um funcionário da Energoatom chegou a afirmar em uma publicação de sua conta pessoal do Facebook que os invasores estavam sendo levados às dúzias para tratamento em um hospital da Bielorrússia (uma nação aliada da Rússia), porém não houve nenhum comunicado oficial a respeito disso.