Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Artes

Exposição mostra esboços inéditos de Van Gogh feitos em livro

Desenhos estão em romance sobre a Revolução Francesa que o holandês deu para Van Rappard. Confira!

Fabio Previdelli Publicado em 07/07/2021, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Livro onde Van Gogh fez seus esboços - Divulgação/Museu Van Gogh
Livro onde Van Gogh fez seus esboços - Divulgação/Museu Van Gogh

Em 2019, o Museu Van Gogh adquiriu um livro de esboços do artista holandês que, até então, o grande público jamais teve conhecimento. Agora, no entanto, as obras estão a mostra na exposição Here to Stay.  

Conforme explica matéria do The Art Newspaper, Vincent era conhecido também por seu gosto por outra arte: a literatura. Assim, juntou o melhor dos dois mundos e fez alguns esboços dentro de uma cópia do romance 'Histoire d'un Paysan', que narra a história da Revolução Francesa sob o ponto de vista de um camponês.  

Livro onde Van Gogh fez seus esboços/ Crédito: Divulgação/Museu Van Gogh

Porém, a cópia do livro com as gravuras, feitas em uma fina tira vertical de papel, foi dada para Anthon van Rappard, amigo íntimo de Van Gogh, que também era pintor. Uma nota escrita por Vincent, datada de 15 de junho de 1883, diz ao amigo que ele acharia o romance lindo.  

Van Rappard morreu em 1892, aos 32 anos, e o livro acabou ficando com sua esposa Henriëtte até 1910, quando ela também veio a falecer. Desde então, a obra ficou guardada em família.

Como explica o Arte Newspaper, especialistas consideram o achado como uma raridade, afinal, remetem ao início da carreira do holandês, sendo um dos poucos esboços informais feitos por ele que se tem conhecimento de ter sobrevivido até os dias de hoje.  

Os desenhos teriam sido feitos no outono de 1881, quando Van Gogh ainda morava na vila de Etten, período no qual ele mostrava interesse em retratar camponeses locais trabalhando. Apenas dois anos depois foi que ele começou a mostrar abertamente o desenvolvimento de sua arte.  

Esboços feitpos por Van Gogh/ Crédito: Divulgação/Museu Van Gogh

Em um dos desenhos, Vincent retrata um homem sentado perto de uma lareira, o que se assemelha muito a um quadro que ele pintou pouco depois, chamado ‘Old Man at the Fireside’. Além disso, há também um esboço que o holandês fez de Van Rappard, porém, apenas metade do desenho sobreviveu ao tempo. Veja mais imagens!

Comparação entre esboço e a obra 'Old man at the fireside'/ Crédito: Divulgação/Museu Van Gogh/Kröller-Müller Museum

Esboço de Van Rappard/ Crédito: Divulgação/Museu Van Gogh