Notícias » Arqueologia

“A face de Deus”: Estudo analisa cabeças de pedra encontradas em Jerusalém

Segundo autor, o Deus hebraico seria representado nos artefatos como um cavaleiro

Ingredi Brunato Publicado em 15/08/2020, às 09h30

Fotografia de Tel Moza
Fotografia de Tel Moza - Wikimedia Commons

Em novo estudo, publicado na revista Biblical Archaeology Review, o professor de arqueologia Yosef Garfinkel analisa os achados do templo de Tel Moza, descoberto em Jerusalém em 2012, e conclui que as três cabeças de estatuetas masculinas seriam antigas representações de Deus, ou Yahweh, como os hebreus o chamavam. 

Embora duas das cabeças tenham sido encontradas no templo de Tel Moza, e a última foi encontrada na escavação de Khirbet Qeiyafa, a 32 quilômetros também de Jerusalém, todos os artefatos datariam dos séculos 9 e 10 a.C.. 

Também foram encontradas duas estátuas representando cavalos em Tel Moza. Assim, o pesquisador acredita que as cabeças estariam antes ligadas ao corpo de cavaleiros. Isso porque, na Bíblia, no livro de Salmos, Yahweh seria descrito como “cavaleiro das nuvens” ou “cavaleiro dos céus”. 

Para o autor do estudo, essas representações de Deus em forma humana teriam uma importância fundamental para os antigos povos hebreus. “Assim como o fiel vê a face do ídolo, naquele exato momento o ídolo também olha para o fiel. Este é um momento metafísico, um contato entre a terra e o céu, o cerne da experiência religiosa.”, conclui. 


+Saiba mais sobre Jesus Cristo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

A história de Jesus para quem tem pressa: Do Jesus histórico ao divino Jesus Cristo!, de Anthony Le Donne (2019) - https://amzn.to/2Oa55FY

Jesus, o homem mais amado da história, de Rodrigo Alvarez (2018) - https://amzn.to/2O8yd0g

O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago (1991) - https://amzn.to/36DPvZE

Box Enciclopédia da Vida de Jesus, de Louis-Claude Fillion (2018) - https://amzn.to/2RSBjX6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W