Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Falha no Facebook teria impedido funcionários de entrarem no prédio da empresa

Na última segunda-feira, 4, as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp ficaram fora do ar

Redação Publicado em 05/10/2021, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rede social ficou indisponível durante 7 horas - Getty Images
A rede social ficou indisponível durante 7 horas - Getty Images

O Facebook e os demais aplicativos do grupo, WhatsApp e Instagram, ficaram indisponíveis ao longo de cerca de sete horas, a partir do meio-dia no horário de Brasília, gerando um imenso transtorno.

A falha não apenas impediu o acesso a usuários das redes sociais no mundo todo, como também impossibilitou funcionários da empresa de Mark Zuckerbergde trabalhar. A repórter do The New York Times Sheera Frenkel confirmou a informação após entrar em contato com um desses funcionários.

"Acabei de falar ao telefone com alguém que trabalha para o FB que descreveu funcionários sem conseguir entrar nos prédios esta manhã para avaliar a extensão da pane porque seus crachás não funcionavam para abrir as portas", escreveu Frenkel em seu perfil no Twitter.

"Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", declarou o Facebook, sem mencionar o que teria causado o problema.

A principal suspeita é de que tenha ocorrido uma falha no DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios, em português), um protocolo que relaciona o endereço "nominal" de um site com seu endereço real, que seria o número de IP nos bancos de dados da internet. 

Desse modo, quando ocorre uma falha em um servidor, o endereço IP acaba ficando fora de alcance e o site ou aplicativo para de funcionar.