Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Faltam 100 dias para o bicentenário da Independência do Brasil

Preparativos para a data histórica está envolto em polêmicas em relação ao coração de Dom Pedro I

Fabio Previdelli Publicado em 30/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura de Dom Pedro I - Domínio Público via Wikimedia Commons
Pintura de Dom Pedro I - Domínio Público via Wikimedia Commons

O próximo 7 de setembro, daqui exatos 100 dias, marcará uma data histórica para o brasileiro: os 200 anos da Independência do Brasil.

Em meio aos preparativos para a ocasião, uma questão chamou a atenção nos últimos dias: o coração de Dom Pedro I

Conforme repercutido pela equipe do site Aventuras na História, as autoridades brasileiras demonstraram interesse de trazer, temporariamente, o órgão do Imperador para solo tupiniquim. O ato gerou reclamação por parte de internautas brasileiros e preocupação por conta dos portugueses

Embora os detalhes da celebração ainda sejam incertos, o fato é que a data marca um importante processo histórico para nosso país.

De Império a República

Naquele momento, o Império do Brasil — nome que foi instituído pela constituição de 1824 — transformou-se em uma monarquia com a coroação de Pedro de Alcântara, o Dom Pedro I.

O sistema monárquico perdurou no Brasil até 15 de novembro de 1889, quando a Família Real brasileira foi expulsa do país e marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do país, proclamou a República.