Notícias » Arqueologia

Fazenda Viking de 1.000 anos é descoberta na Suécia

O local data de 400 a 550 d.C e nele havia vários artefatos nórdicos, entre eles uma caixa de agulhas — algo que parece inusitado, porém bem comum na Era Viking

Vanessa Centamori Publicado em 20/07/2020, às 12h42

Escavações na fazenda viking
Escavações na fazenda viking - Divulgação/Arkeologerna

Segundo anúncio da consultoria arqueológica local, Arkeologerna, arqueólogos descobriram na capital sueca, Estocolmo, uma fazenda viking que remonta de 400 a 550 d.C. O local foi batizado de Vikby (traduz-se"vila da baía"), uma nomenclatura mencionada em crônicas na Idade Média.

Entretanto, a fazenda é bem anterior aos tempos medievais. O achado é da Idade do Ferro e estava inserido em um terreno de 8 mil metros quadrados. Na fazenda havia pontas de flechas, cerâmicas, anéis de amuletos e uma caixa de agulhas.

É comum em tumbas viking a presença dessas agulhas, geralmente fabricadas em materiais como osso, bronze ou ferro. Acredita-se que serviam como joias, utilizadas por mulheres nórdicas

Especialista estudando o terreno da fazenda Viking / Crédito:Divulgação/Arkeologerna

 

Também foram achados vestígios de casas e edifícios. "Descobrimos o que parece uma construção de casas medievais, onde as paredes repousam sobre uma base de pedras em vez de sobre pilares erguidos, como durante a Era Viking", comentou em comunicado, o arqueólogo líder das escavações, John Hamilton.

Escavações no terreno Viking Crédito: Divulgação/Arkeologerna

 

Segundo o especialista, ainda está sendo discutido se o local foi abandonado na Era Viking ou se havia uma fazenda lá mais tarde. O que se sabe por enquanto é que o terreno era subordinado a outra fazenda próxima, chamada Kjula ou Tjula, segundo fontes históricas levantadas no estudo. 


+Saiba mais sobre os vikings por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Dicionário de História e Cultura da Era Viking, de Johnni Langer (2018) - https://amzn.to/2WJGieJ

Vikings: Noite Em Valhala, de Eduardo Kasse (2019) - https://amzn.to/2WIRXKM

Abominação: Os vikings estão chegando, de Gary Whitta (2017) - https://amzn.to/2WLCzxA

Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman (2017) - https://amzn.to/34yTVjT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W