Notícias » Arqueologia

Fazendeiro encontra mais de 1.700 moedas romanas raras do século 2

A descoberta inicial aconteceu em 2019, na Polônia, mas só agora os resultados das pesquisas foram publicados pelo Museu de Hrubieszów

Pamela Malva Publicado em 31/03/2020, às 15h50

Algumas das centenas de moedas de prata encontradas
Algumas das centenas de moedas de prata encontradas - Museu de Hrubieszów

Em 2019, o fazendeiro Mariusz Dyl procurava por chifres abandonados em um campo de Hrubieszów, na Polônia, quando encontrou centenas de moedas prateadas. O tesouro, então, foi estudado e os resultados foram publicados na nesta segunda-feira, 30, pelo Museu de Hrubieszów.

Segundo a instituição, as 1.753 moedas de prata, conhecidas como dinares, estavam em circulação durante o período romano. O conjunto, que pesa mais de cinco quilos, é datado do século 2 e apresenta imagens dos imperadores Nerva e Septimus Severus.

De acordo com os especialistas do museu, as moedas provavelmente foram enterradas pelos vândalos, um antigo povo germânico. Acredita-se que eles tenham abandonado a coleção ao fugir dos godos, em plena queda do Império Romano ocidental.

Segundo o arqueólogo Andrzej Kozłowski, do Instituto de Arqueologia da Universidade Maria Curie-Skłodowska, a descoberta pode ajudar a compreender mais sobre a vida vândalos. Agora, as moedas serão enviadas para a Universidade de Varsóvia, onde serão estudadas por mais uma equipe de especialistas.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grande obras disponíveis na Amazon: 

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/2QHjs6p

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W