Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Moby Dick

Felipe Neto se incomoda com racismo em Moby Dick: 'Li de nariz torcido'

Influencer usou suas redes para debater o racismo em grandes obras da literatura, como em Moby Dick, escrito em 1851

Redação Publicado em 01/08/2022, às 17h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Moby Dick ao lado de Felipe Neto - Domínio Público e Divulgação
Montagem de Moby Dick ao lado de Felipe Neto - Domínio Público e Divulgação

Escrito por Herman Melville em 1851, “Moby Dick” é um dos grandes clássicos da literatura mundial. Entretanto, o digital influencer Felipe Neto se demonstrou incomodado com a obra, mais precisamente ao que diz respeito ao racismo presente no livro.

“Queria perguntar uma coisa pra quem entende verdadeiramente de literatura. Vi parágrafos profundamente racistas em ‘Moby Dick’, continuei a leitura do livro de nariz torcido, estou realmente incomodado”, tuitou.

O livro é de 1851. O que é recomendado em casos assim? Como vocês avaliam?”, prosseguiu. 

Resposta para Felipe

Em resposta ao influencer, o escritor afrofuturista Ale Santos, finalista do Prêmio Jabuti em 2020, deu sua opinião sobre o assunto. “Histórias naturalmente se atualizam, assim como as fábulas não representam mais o que eram no passado, mas pra que elas mudem é necessário fazer essa leitura crítica e discutir abertamente.”

Um terceiro usuário completou expondo a importância desse processo ser feito “contextualizando o processo de pensamento da época”.


++O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir!