Notícias » Brasil

Fernanda Montenegro é a mulher mais admirada do Brasil, revela pesquisa

Além da atriz e escritora, a ex-presidente Dilma Rousseff aparece no Top 5. Confira a lista!

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/03/2022, às 18h24 - Atualizado às 20h15

A atriz e escritora Fernanda Montenegro em campanha publicitária (2022)
A atriz e escritora Fernanda Montenegro em campanha publicitária (2022) - Divulgação / Youtube (Itaú)

Apelidada de “a grande dama do cinema brasileiro”, com uma carreira que se estende desde a década de 1950, a atriz e escritora Fernanda Montenegro é extremamente respeitada e exaltada. Nesta segunda-feira, 7, foi revelado que a profissional foi eleita, pela terceira vez consecutiva, a mulher mais admirada do Brasil.

Estrela de obras como “Doce de Mãe”, pela qual ganhou o prêmio Emmy Internacional de Melhor Atriz, Montenegro foi escolhida na pesquisa do Instituto Qualibest, que ouviu 1.115 pessoas entre os dias 18 e 27 de fevereiro deste ano, 2022. A ‘grande dama’, já com seus 92 anos, continua extremamente relevante e ativa na cultura brasileira.

A atriz estava competindo, dentre as cinco mulheres mais votadas do Brasil, com a atriz Taís Araújo, a apresentadora Ana Maria Braga, a cantora Anitta e a ex-presidente Dilma Rousseff. De acordo com a cobertura do portal de notícias E+, dentre estas cinco, Fernanda Montenegro saiu vitoriosa, enquanto Anitta ficou em segundo lugar.

No final de 2021, Montenegro já havia sido eleita como uma das novas pessoas para fazer parte do panteão de ‘imortais’ da Academia Brasileira de Letras (ABL) — junto a Paulo Niemeyer, Gilberto Gil, entre outros nomes. A atriz foi selecionada para tomar a cadeira 17, que pertencia ao diplomata Afonso Arinos de Melo Franco.