Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Ferramentas neandertais são encontradas às margens de rio na Síria

Não é a primeira vez que itens da espécie são localizados, mas novas evidências mostram um detalhe importante sobre o grupo pré-histórico

Caio Tortamano Publicado em 17/06/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ferramentas de pedra encontradas na - Divulgação
Ferramentas de pedra encontradas na - Divulgação

Um sítio arqueológico nos arredores de Lattakia, na Síria, possui peças fundamentais para o entendimento da evolução do homem na região: ferramentas feitas de pedra, que datam de 100 mil anos atrás e foram construídas por neandertais.

De acordo com o arqueólogo Dr. Bassam Jamous, responsável pela descoberta, essa não é a primeira vez que vestígios desse tipo foram encontrados na Síria — na década de 1990, três ossadas neandertais foram encontradas em uma caverna. Contudo, localizar ainda mais peças dessa raça confirmam a localização estratégica da vila al-Shir, onde os ossos e ferramentas foram localizados.

Isso quer dizer que os neandertais se estabeleceram no local muito por conta das condições climáticas, especialmente às margens do rio al-Kabir al-Shamali. Provavelmente, esse assentamento foi criado por nômades que vieram da Alemanha até a Síria em busca de um lugar mais confortável.

Os neandertais são uma subespécie arcaica do homo sapiens, que foi, provavelmente, eliminada pelos seus próprios descendentes. Foram extintos há cerca de 40 mil anos entre a Ásia e a Europa.