Notícias » Cultura

Ficção histórica aborda o conflito que ocorreu na região dos Palmares

Novo Mundo em Chamas, de Víktor Waewell, mescla emblemáticos momentos históricos e personagens fictícios

Victória Gearini Publicado em 01/03/2021, às 09h42

Capa da obra Novo Mundo em Chamas (2020)
Capa da obra Novo Mundo em Chamas (2020) - Divulgação / Amazon

Após os holandeses serem expulsos do território nordestino, o conflito se estende para a região dos Palmares. Este é o cenário apresentado na obra de ficção histórica Novo Mundo em Chamas, escrita pelo jornalista e roteirista mineiro Víktor Waewell.

Narrado em terceira pessoa, o livro mescla personagens fictícios e figuras históricas, sendo ambientado em Recife, Maceió, Porto Calvo e União dos Palmares. A trama acompanha a saga do sargento Ernesto, que é enviado para a região para recapturar milhares de escravos

[Colocar ALT]
Novo Mundo em Chamas (2020) / Crédito: Divulgação / Amazon

Negro nascido livre, o personagem é filho de uma ex-escrava e um português. Considerado um sargento altamente competente, Ernesto é enviado pelos senhores para coordenar um ataque contra os escravos. Tendo um indígena como seu guia, o rapaz acaba conhecendo uma bela jovem, chamada Diara.

Na mata de Palmares, a personagem guerreira luta pela emancipação de seu povo, disposta a dar sua vida em prol da liberdade. Diante deste contratempo, o protagonista precisa decidir entre continuar sua missão ou priorizar os laços familiares.

Nesta literatura contemporânea, o escritor surpreende o leitor ao apresentar uma narrativa repleta de impasses, conflitos e reconstituições históricas. A obra conta, ainda, com a contribuição das memoráveis historiadoras Náuplia Lopes e Mayra Melo.

“O autor impressiona com o cuidado em pesquisar o quilombo e todo o momento histórico, permitindo uma viagem no tempo. Mesmo rico em informações, tem uma leitura fácil e interessante, para todos os públicos”, disse Mayra Melo.

Com mais de 17 mil visualizações no YouTube, o livro entrou para a lista de mais vendidos da Amazon, com mais de 150 avaliações de leitores e especialistas. Além disso, encontra-se disponível na plataforma em formato Kindle e capa comum.

“Um primoroso trabalho de pesquisa e de escrita. Os personagens são inseridos de forma assertiva e bem elaborada”, concluiu Náuplia Lopes.


+Trailer Novo Mundo em Chamas / Ficção Histórica / Book trailer


++Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

Novo Mundo em Chamas, de Víktor Waewell (2020) - https://amzn.to/37Yrz6K

Escravidão, de Laurentino Gomes (2019) - https://amzn.to/37n5OLI

Escravidão e cidadania no Brasil monárquico, de Hebe Maria Mattos (1999) - https://amzn.to/2rcVZPV

Na Senzala, uma Flor, de Robert W. Slenes (2012) - https://amzn.to/333xXV0

A escravidão no Brasil, de Jaime Pinsky (1988) - https://amzn.to/344nNEN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W