Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

"Fico com receio de pegar na sua mão branca", diz ex-empregada, em entrevista

Mulher que trabalhou por mais de 50 anos em situações análogas à escravidão, desabafou. Veja o vídeo

Alan de Oliveira | @baco.deoli sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 29/04/2022, às 13h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reportagem com mulher que sofreu com trabalhos análogos à escravidão - Reprodução/ Canal TV Bahia
Reportagem com mulher que sofreu com trabalhos análogos à escravidão - Reprodução/ Canal TV Bahia

Em reportagem especial que chamou a atenção dos telespectadores exibida na última quarta-feira, 27, data que marca o Dia das Trabalhadoras Domésticas, Madalena Silva, ex-funcionária doméstica que sofreu com condições de trabalho análogos à escravidão, comoveu muitas pessoas ao fala ter “medo de pegar em pão de pessoa branca”.

O momento aconteceu durante a exibição do material no telejornal Bahia Meio Dia, do canal TV Bahia, afiliada da Rede Globo.

Madalena contou novos detalhes dos traumas que passou para a repórter Adriana, e em um dos relatos, fala de situação onde foi humilhada por filha dos ex-patrões, ao ser chamada de “sua nega desgraçada”.

"Eu fico com receio de pegar na sua mão branca", falou a vítima, aos prantos. "Mas por quê? Você tem medo do quê?", perguntou Adriana.

"Eu pego a minha [mão] e coloco em cima da sua e acho feio isso", continuou a falar Madalena, bastante emocionada. "Sua mão é linda, sua cor é linda, olha para mim. Aqui não tem diferença. O tom é diferente, mas nós somos iguais", respondeu de imediato a repórter.

A ação da jornalista ao documentar todas as falas e cenas com Madalena, recebeu algumas críticas, porém, na maioria, ela foi bastante elogiada pelas suas palavras e maneira de tentar se aproximar para noticiar os fatos.

Segundo a reportagem, a vítima disse que sofreu com humilhações e demosntrações de racismo por 54 anos. 

Veja o vídeo do momento: