Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Roma Antiga

Figura de deusa egípcia Isis, feita em Roma, é descoberta na Alemanha

Imagem rara foi encontrada na superfície de um vaso em cidade que era posto de fronteira do Império

André Nogueira Publicado em 11/06/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Figura de Isis - Divulgação
Figura de Isis - Divulgação

Uma escavação em uma cova de descarte romana em Krefeld, Alemanha, revelou uma pequena figura feminina de argila esculpida, representando a deusa egípcia Isis, uma das mais centrais da mitologia. A imagem é de uma mulher sentada num trono com o filho no braço.

No mesmo sítio, foram reveladas moedas, urnas, armas e o esqueleto de um cavalo. "É um achado incomum da época romana no Baixo Reno", disse o arqueólogo da cidade Hans-Peter Schletter ao Archeology News Network. "Esta representação da divindade egípcia é o modelo para nossa Maria com o Menino Jesus", ele ainda colocou.

Em dois anos de escavação do local, mais de 90 mil peças foram catalogadas, todas do período de dominação dos latinos. O jarro, por sua vez, é parte de uma peça romana que poderia ter sido parte de um altar doméstico local, como afirma Eric Sponville, arqueólogo envolvido com a escavação.

Krefeld era um posto romano em terras limítrofes, sendo ocupada por tropas auxiliares a partir do ano 70. O acampamento era uma fortificação para a proteção das fronteiras do Império contra eventuais ataques estrangeiros dos germânicos.