Notícias » Colômbia

Filho do Pablo Escobar diz que sua conta no Instagram tem sido penalizada por postar foto do pai

Juan Pablo explicou que o algoritmo entende as publicações como exaltação do narcotraficante

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/10/2021, às 11h27

Montagem de Juan com mensagem do Instagram
Montagem de Juan com mensagem do Instagram - Divulgação / Instagram / juanpabloescobarhenao

O escritor Juan Pablo Escobar Henao, filho do narcotraficante Pablo Escobar, protestou contra a moderação da rede social Instagram que, de acordo com ele, tem derrubado publicações e ameaçado o encerramento de perfil no aplicativo por supostamente estimular a propagação da imagem de Pablo, sem reconhecer a proximidade familiar.

De acordo com Juan, ao contrário de seus trabalhos, que buscam “sensibilizar os jovens para convidar à não repetição” da história turbulenta do traficante, a plataforma entende que as fotos e vídeos citando o parente são apologias ao crime.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Juan Pablo Escobar Henao (@juanpabloescobarhenao)

 

Para evitar a perda do canal de divulgação de seus livros e palestras, ele acrescentou que apagará as imagens que apresentam o rosto do pai.

A minha participação nas redes sociais nunca teve o intuito de divulgar a criminalidade, pelo contrário, como Embaixador da Paz da OMPP levo uma mensagem inequívoca, contundente e categórica contra qualquer forma de criminalidade. [...] Devo respeitar as regras de cada comunidade. Portanto, vou me dar a tarefa de eliminar, pelo menos, do meu conteúdo, qualquer foto do meu pai”, escreveu.

O herdeiro ainda pediu respeito por ter uma conta verificada, acrescentando que suas atualizações continuarão a ocorrer normalmente em seu portal. Vale ressaltar que após a turbulenta saga de seu pai, Juan se dedicou a condenar os atos do passado, além de ter se aproximado e auxiliado vítimas dos crimes cometidos por Pablo Escobar. 

Confira abaixo o relato completo de Juan.

"Vou "deletar" todas as fotos que tenho da minha conta do IG ao lado do meu pai. É assim que tiro o trabalho do algoritmo (ou de quem se autodenomina). Quem me conhece a fundo sabe que me dedico a sensibilizar os jovens para convidar à não repetição da história do meu pai.

Estamos todos muito claros que quem mais faz apologia ao meu pai são os meios de comunicação e acima de tudo uma empresa de streaming que pode se dar ao luxo de ter uma conta VERIFICADA com um nome que faz uma APOLOGIA direta e que brilha pela sua eloquência e que sou até preguiçoso para escrever (para que eles não me digam que estou pedindo desculpas pelo número um em desculpas) procure por narc….. complete a palavra. Encontre a conta. E eles me dizem se eu estou errado enfim.

A minha participação nas redes sociais nunca teve o intuito de divulgar a criminalidade, pelo contrário, como Embaixador da Paz da OMPP levo uma mensagem inequívoca, contundente e categórica contra qualquer forma de criminalidade.

Existem centenas (senão milhares) de páginas do IG que trazem fotos do meu pai - o inominável - e essas não sofrem qualquer penalização.

Está bem. Devo respeitar as regras de cada comunidade. Portanto, vou me dar a tarefa de eliminar, pelo menos, do meu conteúdo, qualquer foto do meu pai.

Vamos ver se assim posso respeitar meu direito de estar aqui com você. Se isso não for possível, pode sempre me contatar em www.juanpablo ……… .com (no espaço em branco poderá imaginar que sobrenome colocar para completar o endereço do meu site).

Um abraço de Paz a todos!"