Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Filhotes de tiranossauro tinham o tamanho de um cachorro, revela pesquisa

Para o estudo, pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, realizaram a reconstrução 3D de um bebê tiranossauro

Giovanna Gomes Publicado em 09/02/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O bebê tiranossauro tinha o tamanho de um cachorro de porte médio - Divulgação/Twitter
O bebê tiranossauro tinha o tamanho de um cachorro de porte médio - Divulgação/Twitter

O tiranossauro rex era um verdadeiro gigante que vagou pela Terra durante o Cretáceo, podendo chegar a 12 metros de altura e pesar oito toneladas durante a fase adulta.

Contudo, pouco se sabia acerca dos bebês tiranossauros até que pesquisadores da Universidade de Edimburgo elaboraram um importante estudo.

Conforme repercutido pela CNN, a pesquisa publicada pelo Canadian Journal of Earth Sciences afirma que os filhotes de tiranossauro rex nasciam bem pequenos, se comparados com os adultos: tinham o tamanho de um cão de porte médio.

Foi a partir de um fragmento de osso da mandíbula de um embrião Daspletosaurus e da garra de um filhote Albertosaurus sarcophagus, ambos primos do tiranossauro, que os cientistas foram capazes de realizar uma reconstituição 3D de um bebê T. rex.

Eles estimam que os ovos da espécie tinham cerca de 43 cm no momento em que os filhotes nasciam e que estes possuíam cerca de um metro de comprimento.

Além disso, segundo a pesquisa, foi possível identificar no fragmento de osso do embrião algumas características dos animais adultos. O “queixo pronunciado” é a principal delas.

Mas algo que chamou atenção dos estudiosos foi que esses dinossauros já possuíam todos os dentes ao nascer. A partir dessa informação, os cientistas sugerem que, desde filhotes os tiranossauros já caçavam pequenas presas.

Tal constatação é valiosíssima para os pesquisadores, que passarão a estudar o processo de formação dos dentes para que então possamos saber quanto tempo durava o desenvolvimento desses embriões.