Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ásia

Filhotes raros de rinoceronte em extinção são localizados parque da Indonésia

Imagens divulgadas recentemente mostram os filhotes Helen e Luther ao lado de suas respectivas mães

Fabio Previdelli Publicado em 14/10/2020, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do filhote de um rinoceronte-de-java com sua mãe - Divulgação/ Instagram/ Parque Nacional de Ujung Kulon
Imagem do filhote de um rinoceronte-de-java com sua mãe - Divulgação/ Instagram/ Parque Nacional de Ujung Kulon

Ameaçados de extinção, dois rinocerontes-de-java foram encontrados recentemente no Parque Nacional de Ujung Kulon, na Indonésia. O avistamento dos animais gerou certo alívio em diversos pesquisadores, afinal, o animal é um dos mamíferos mais ameaçados de extinção do planeta. As informações são do site Só Científica.  

Por se tratar de um animal cada vez mais ameaçado, o trabalho dos pesquisadores precisa ser feito de forma mais cautelar e evitando o contato direto com os animais. Sendo assim, diversos equipamentos de monitoramento foram instalados no Parque, o que pode permitir que os especialistas continuem com estudos a ponto de conhecer um pouco mais dos hábitos dessa espécie

As imagens foram capturadas entre março e agosto, mas só foram divulgadas recentemente. O material foi capturado com a ajuda de 100 armadilhas fotográficas que foram instaladas no local. Em um comunicado oficial a imprensa, as autoridades locais mostraram dois filhotes de rinoceronte-de-java acompanhados de suas respectivas mães.  

Imagem do filhote de um rinoceronte-de-java com sua mãe / Crédito: Divulgação/ Instagram/ Parque Nacional de Ujung Kulon

Os dois filhotes são um casal, no qual a fêmea foi batizada de Helen e o macho de Luther. Até então, existiam apenas 72 animais dessa espécie que residiam no Parque, porém, com a adição dos dois filhotes, esse número subiu para 74 animais vivos.  

Ainda assim, essa espécie de rinoceronte é considerada com o mamífero mais raro que vive na Terra. O animal é cada vez mais visado por caçadores ilegais que procuram seus chifres para vender em mercados clandestinos, onde eles são avaliados em mais de 30.000 dólares.  

O Parque Nacional de Ujung Kulon possui uma área de cerca de 5.100 hectares, abrigando uma imensa variedade de animais, florestas e riachos de água doce. Porém, as autoridades locais acreditam que os animais que lá vivem possam estar correndo risco, afinal, o santuário dos rinoceronte-de-java fica na ponta oeste de Java, próximo ao vulcão Krakatoa. Assim, o governo da Indonésia estuda uma melhor ilha para realocar esses animais.