Notícias » Era Vitoriana

Filmagem da Era Vitoriana é restaurada por youtuber polonês

Com menos de 2 segundos, o vídeo de 132 anos mostra quatro amigos do inventor Louis Le Prince andando em um jardim

Pamela Malva Publicado em 20/08/2020, às 18h30

Cena de um dos vídeos mais antigos do mundo
Cena de um dos vídeos mais antigos do mundo - Divulgação/Youtube

Logo que colocou as mãos nos negativos de uma das filmagens mais antigas da história, Denis Shiryaev sabia que precisava fazer algo com eles. Assim, o youtuber transformou as imagens de 132 anos em um vídeo de alta resolução com 250 quadros por segundo. 

Arquivado pelo Museu de Ciência Britânico, o filme original foi feito pelo francês Louis Le Prince, em Leeds, na Inglaterra, em outubro de 1888. Em um jardim, apenas 20 quatros mostram quatro pessoas caminhando, durante uma gravação de 1,66 segundo.

O curta-metragem em preto e branco ficou conhecido como Roundhay Garden Scene e mostra amigos e familiares de Le Prince andando em círculos. A câmera usada na época foi inventada pelo próprio diretor, que queria testar sua criação.

A partir dos 20 quadros que conseguiu no site do museu, então, Denis Shiryaev preencheu os espaços em branco da filmagem e gerou novos quadros artificialmente. Com isso, o vídeo da Era Vitoriana ganhou um movimento mais suave.

Mais além, o youtuber ainda utilizou técnicas de restauração nos rostos e também adicionou uma coloração artificial — mesmo que historicamente imprecisa. Por fim, bastou adicionar efeitos sonoros e o impressionante vídeo de 1888 estava pronto.

Confira o resultado final do trabalho de Shiryaev, postado em seu canal no Youtube: