Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Música

Fita perdida com primeira gravação de show dos Beatles será restaurada

Show de uma hora de 60 anos atrás foi gravado em apresentação da banda em um internato

Redação Publicado em 10/04/2023, às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles se apresentando em um programa televisivo, com Jimmy Nicol substituindo o baterista Ringo Starr - Eric Koch/Anefo/Creative Commons
Os Beatles se apresentando em um programa televisivo, com Jimmy Nicol substituindo o baterista Ringo Starr - Eric Koch/Anefo/Creative Commons

Os Beatles são, até hoje, considerados por muitos fãs de música como uma das bandas mais importantes de todos os tempos. De maneira surpreendente, uma fita perdida de um show de 60 anos atrás foi encontrada e será restaurada, dando ao mundo a oportunidade de ouvir o primeiro, em termos de cronologia, show gravado da banda.

Segundo a Rolling Stone Brasil, a fita será restaurada e enviada a uma "instituição cultural nacional" do Reino Unido. A gravação tem uma hora de duração e foi feita por John Bloomfield, um jovem que tinha 15 anos na época do show, que aconteceu no dia 4 de abril de 1963. 

O show dos Beatles que foi gravado pelo adolescente aconteceu no internato Stowe, em Buckinghamshire. Bloomfield deu entrevista e falou sobre a gravação da fita para a jornalista Samira Ahmed, da Rádio 4 da BBC, em um programa especial sobre os 60 anos desse concerto da banda.

Show gravado

Para aquele show único em um local diferente, o público da banda era quase exclusivamente masculino, já que os Beatles estavam tocando em um internato para moços. 

Samira conta que, apesar de ser possível ouvir alguns gritos da plateia durante a gravação, o som não foi diminuído ou piorado pelas reações da plateia. De acordo com a Rolling Stone Brasil, nesse show, a banda tocou principalmente músicas de seu primeiro álbum, "Please Please Me", de 1963, que conta com clássicos como "Twist and Shout" e "Love Me Do".

O adolescente que assistiu aos Beatles agora tem 75 anos, e decidiu disponibilizar sua gravação do show para que seja restaurada, armazenada em um lugar apropriado e divulgada para o mundo. Bloomfield não quer que a fita fique na mão de só um indivíduo, como tantas outras relíquias da banda, mas que seja das pessoas, assim não acabando e sendo esquecida na mão ou no acervo de alguém.