Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Foguete lançado à Lua em 1966 volta a ser visto da Terra, diz especialista

Formalmente conhecido como o asteroide 2020 SO, objeto identificado por telescópio pode ser parte do módulo de pouso da Surveyor 2

Fabio Previdelli Publicado em 15/10/2020, às 10h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foguete Centauro sendo preparado para lançamento - NASA
Foguete Centauro sendo preparado para lançamento - NASA

Um foguete da NASA, lançado à Lua em 1966, voltou a ser visto da Terra, de acordo com um especialista. O impulsionador, que é do tamanho de um ônibus, foi visto no mês passado. Porém, na ocasião, pensou-se que ele fosse um asteroide prestes a entrar na órbita do nosso planeta. 

Entretanto, agora, o objeto foi identificado como um velho foguete de uma missão fracassada de pouso na Lua há 54 anos, que finalmente está voltando para casa, segundo o maior especialista em asteroides da Nasa, o Dr. Paul Chodas — que é diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia. "Estou muito animado com isso", disse. 

Dr. Chodas especula que o asteroide 2020 SO, como é formalmente conhecido, é na verdade o estágio superior do foguete Centauro que impulsionou com sucesso o módulo de pouso Surveyor 2 da Nasa até a Lua, em 1966, antes de ser descartado. 

Imagem do asteróide 2020 QG, que fez um recente trajeto próximo à Terra / Crédito: NASA

O módulo de pouso acabou colidindo com nosso satélite natural depois que um de seus propulsores não funcionou corretamente. Já o foguete, enquanto isso, passou pela Lua e entrou em órbita ao redor do Sol como um lixo planejado, para nunca mais ser visto até, talvez, agora. Porém, um telescópio no Havaí descobriu o objeto misterioso vindo em nossa direção em setembro, enquanto fazia uma pesquisa de rotina. 

À medida que o objeto, de aproximadamente 8 metros, se aproxima, os astrônomos devem ser capazes de mapear melhor sua órbita e determinar o quanto ele é empurrado pela radiação e pelos efeitos térmicos da luz solar.

Se for o velho Centauro — essencialmente uma lata leve e vazia — ele se moverá de maneira diferente de uma rocha espacial pesada menos suscetível a forças externas.