Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Formação mineral parecida com ‘flor’ é vista em Marte

O rover Curiosity foi responsável por registrar o objeto, cujo tamanho é menor que o de uma moeda

Isabela Barreiros Publicado em 03/03/2022, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Formação mineral registrada pela sonda Curiosity em Marte - Divulgação/NASA/JPL-Caltech/MSSS (PH)
Formação mineral registrada pela sonda Curiosity em Marte - Divulgação/NASA/JPL-Caltech/MSSS (PH)

Uma formação mineral com um formato que lembra o de uma “flor” pôde ser observado pelos registros do rover Curiosityem Marte, divulgados pela Nasa em um comunicado da última sexta-feira, 26.

O objeto possui um tamanho menor do que o de uma moeda e conta com estruturas extremamente delicadas. Embora possa impressionar, ele é mais comum do que parece, tendo sido formado por minerais precipitados de água no planeta.

“Já vimos estruturas como essas antes, mais proeminentemente em Pahrump Hills [área da cratera Gale em Marte, explorada pela sonda Curiosity]”, explicou Abigail Fraeman, vice-cientista de projeto do rover. “Lá, elas eram feitas de sais chamados sulfatos”, completou.

Como reportou a revista Galileu, o instrumento Mars Hand Lens Imager (MAHLI), que está no final do braço robótico da Curiosity, foi responsável por criar o resultado final da imagem da “flor” a partir de duas a oito fotos.

A "flor" ao lado de uma moeda / Crédito: Divulgação/Twitter/@huedaya

Fraeman mostrou a pequena dimensão da estrutura por meio de uma foto publicada no Twitter, em que a formação mineral está ao lado de uma moeda e ainda assim continua menor.

Esse tipo de material é chamado de aglomerados de cristais diagenéticos, significando que houve recombinação ou reorganização de minerais. Esse tipo de objeto fica preso no interior das rochas, mas pode se soltar a partir da erosão das pedras de Marte.

Quanto ao aglomerado recém-encontrado, nomeado de “Blackthorn Salt” ("Sal de Espinheiro Negro", em tradução livre) pesquisadores perceberam que ele possui uma maior resistência aos processos erosivos, o que ainda está sendo estudado.