Notícias » Japão

Fortes chuvas obrigam autoridades japonesas ordenar evacuação de 75 mil pessoas

Medida foi tomada após a agência meteorológica do país emitir o mais alto nível de alerta emergencial

Fabio Previdelli Publicado em 04/07/2020, às 12h00

Imagens das fortes chuvas que afetaram o Japão
Imagens das fortes chuvas que afetaram o Japão - Divulgação/ YouTube/ EuroNews

Ao menos 75 mil receberam neste sábado, 4, a ordem para deixarem o oeste do Japão, que nos últimos dias foi afetado por fortes chuvas que provocaram diversos pontos de inundação e o deslizamento de terras, deixando dezenas de pessoas desabrigadas e outras 13 desaparecidas, segundo informou autoridades locais. Até o momento, não foram registradas vítimas ou feridos.

A ordem para retirada partiu após a agência meteorológica do país emitir o mais alto nível de alerta emergencial por fortes chuvas que afetaram as cidades de Kumamoto e Kagoshima na ilha de Kyushu.

Televisões locais registraram diversos veículos sendo cobertos pela água. Os carros estavam em um estacionamento próximo a um rio que transbordou. Além do mais, há o registro de várias pontes que foram destruídas pela força da correnteza.

Imagens das fortes chuvas que afetaram o Japão / Crédito: Divulgação/ YouTube/ EuroNews

 

"Emitimos ordens de evacuação após fortes chuvas", disse Toshiaki Mizukami, funcionário da prefeitura de Kumamoto. "Pedimos encarecidamente que as pessoas tomem medidas para proteger suas vidas, pois ainda está chovendo bastante", declarou à AFP que foi reproduzida pelo UOL.

O Japão passa pelo período da estação chuvosa, que geralmente causa inundações e deslizamentos de terra. O que, consequentemente, leva as autoridades do país a emitir ordens de evacuação.