Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fósseis

Fósseis de 35 milhões de anos são descobertos com ajuda de formigas

Fósseis microscópicos de 35 milhões de anos foram desenterrados por formigas revelando 10 espécies de mamíferos extintos

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/07/2022, às 14h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fósseis microscópicos foram descobertos em Nebrazca - Divulgação/Clint Boyd
Fósseis microscópicos foram descobertos em Nebrazca - Divulgação/Clint Boyd

Dez espécies de pequenos mamíferos extintos foram descobertas por paleontólogos nos Estados Unidos através de fósseis minúsculos de dentes e mandíbulas. O mais curioso é que os cientistas contaram com ajudantes inusitadas para a descoberta: formigas.

Os fósseis vieram do noroeste de Nebraska, nos Estados Unidos. Um dos locais ideais para localizá-los, é no topo de formigueiros. Um caçador amador, que morava na região, foi o responsável por coletar amostrar de fósseis microscópicos que encontrava nos formigueiros de sua propriedade.

O caçador, então, entregava as amostras à Clint Boyd, paleontólogo do Serviço Geológico de Dakota do Norte, para Bill Korth, pesquisador do Rochester Museum & Science Center e outros paleontólogos. Ao todo, 6 mil fósseis foram analisados pelos cientistas e o estudo foi publicado recentemente pelo Instituto de Paleontologia de Vertebrados de Rochester. 

Além de serem  encontrados em Nebrazca, esses fósseis também são abundantes em Wyoming e Dakota do Sul, estados vizinhos ao local. Como aponta a Super Interessante, eles têm por volta de 33 e 35 milhões de anos e viveram num período em que a Terra estava esfriando.

Operárias e paleontólogas

Para serem localizados, os fósseis devem ser procurados nos locais ideais, como o topo de formigueiros. Os cientistas procuram por ossos em sedimentos há séculos, raspando montes de areia e terra. 

À procura de pedaços de rochas para cobrir seus montes, as formigas exploram o subsolo em busca de materiais. Os cientistas ainda tem muitos fósseis advindos de formigueiros para estudo e os pequenos insetos não param de desenterrá-los. 

Dez espécies de mamíferos foram descobertas, como um parente dos esquilos modernos, o Cedromus modicus, e um parente dos castores modernos, Costepeiromys attasorus. E um pequeno roedor, Yoderimys massarae.