Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fóssil

Fóssil achado no Ceará é de animal extinto há, pelo menos, 6 mil anos

Fóssil encontrado no início da semana intrigou a todos

Fabio Previdelli Publicado em 14/07/2022, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fóssil encontrado no Ceará - Corpo de Bombeiros Civis
Fóssil encontrado no Ceará - Corpo de Bombeiros Civis

Na última segunda-feira, 11, a ossada de um animal misterioso foi encontrada no município de Poranga, no interior do Ceará, por um morador da zona rural. Desde então, criou-se um mistério sobre a que espécie aquela parte superior de um crânio pertencia. 

Foi então que representantes da Universidade Regional do Cariri foram até o local e levaram o fóssil para um laboratório de paleontologia. É aí que veio a surpresa, trata-se de um animal pré-histórico extinto há, pelo menos, seis mil anos. 

Fóssil encontrado no Ceará/ Crédito: Arquivo Pessoal

O responsável pela análise foi Álamo Saraiva, paleontólogo e coordenador do laboratório. Segundo o G1, o especialista aponta que o crânio possui as características de um Cuniculus rugiceps, que viveu entre 600 mil e 6 mil anos atrás, no período quaternário.

Esse espaço de tempo, justamente, condiz com o período em que a Terra passou por muitas transformações, onde houve a extinção de diversos animais. Foi nesta mesma época em que teve o início da povoação humana no que hoje compreendemos como América do Sul. 

O Cuniculus rugiceps

Segundo o paleontólogo, o fóssil de um Cuniculus rugiceps nunca havia sido encontrado no Ceará. Embora a espécie tenha sido extinta há muitos anos, ela é um ancestral de um animal que conhecemos bem hoje em dia: a paca. 

Quando ainda habitava o planeta, o Cuniculus rugiceps chegava a atingir até 17 quilos. Porém, com o passar do ano, a espécie evoluiu e passou a ficar menor. Apesar da suspeita, outras pesquisas serão feitas para saber se a espécie realmente era um Cuniculus, além de estimar quanto tempo ela viveu e qual era sua idade.