Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Fóssil encontrado na Argentina pode ser de maior criatura que já existiu

O esqueleto do dinossauro, descoberto em 2012 e ainda não totalmente escavado, possui por volta de 98 milhões de anos

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/01/2021, às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esqueleto semi-escavado encontrado na Argentina - Divulgação - Alejandro Otero and José Luis Carballido
Esqueleto semi-escavado encontrado na Argentina - Divulgação - Alejandro Otero and José Luis Carballido

Em 2012, pesquisadores encontraram o fóssil de um dinossauro enterrado na província de Neuquén, no noroeste da Patagônia, Argentina. Ele permaneceu semi-escavado durante anos e, agora, um estudo publicado na revista científica Cretaceous Research revela que os restos podem ser da maior criatura que já existiu no planeta.

Acredita-se que o dinossauro possa ser de uma espécie totalmente nova, ainda não documentada pela ciência. O esqueleto tem cerca de 98 milhões de anos, assim, a criatura viveu durante o período Cretáceo. 

“O local da descoberta é muito difícil de acessar, então a logística é bastante complicada. Mas esperamos voltar lá após a situação de pandemia”, explicou Alejandro Otero, paleontólogo do Museu La Plata e principal autor do estudo.

Crédito: Divulgação - Alejandro Otero and José Luis Carballido

Os cientistas acreditam que o esqueleto se trata de um um titanossauro, um dinossauro de pescoço longo — e o mais interessante: pode ser o maior já registrado. "Dadas as medidas do novo esqueleto, parece provável que este seja um candidato a um dos maiores, senão o maior, saurópodes já encontrados", afirmou Paul Barrett, paleobiólogo do Museu de História Natural de Londres. 

No entanto, ainda faltam informações para que ele possa ser determinado como uma nova espécie ou considerada a maior criatura da Terra. O esqueleto será totalmente escavado em um futuro próximo, e os pesquisadores esperam poder analisá-lo com mais detalhes. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras abaixo disponíveis na Amazon:

Paleontologia - Volume 1, de Ismar de Souza Carvalho (2010) - https://amzn.to/34AW7dN

Ascensão e queda dos dinossauros: Uma nova história de um mundo perdido, de Steve Brusatte (2019) - https://amzn.to/2FMUQG7

The Princeton Field Guide to Dinosaurs 2e: Second Edition (Edição Inglês), de Gregory S. Paul (2016) - https://amzn.to/31sHZBj

Paleontologia de Vertebrados, de Valeria Gallo (2012) - https://amzn.to/3jdRniu

Dinos do Brasil, de Luiz E. Anelli (2018) - https://amzn.to/2YxMUPE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W