Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Fóssil preservado mostra ‘lula’ se alimentando, antes de ser pega por tubarão antigo

A cena curiosa aconteceu no período Jurássico e foi reconstituída por pesquisadores alemães. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 22/05/2021, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reconstrução artística de um tubarão antigo capturando uma 'lula' que, por sua vez, se alimentava de um crustáceo - Divulgação/ Swiss Journal of Palaeontology
Reconstrução artística de um tubarão antigo capturando uma 'lula' que, por sua vez, se alimentava de um crustáceo - Divulgação/ Swiss Journal of Palaeontology

Recentemente, pesquisadores da Alemanha se empenharam em um novo projeto para a reconstrução de uma cena que ocorreu no período Jurássico e ficou preservada a partir de fósseis. As informações são da revista Galileu.

De acordo com a reportagem, os fósseis preservados demonstram o exato momento em que uma criatura marinha extinta, muito parecida com as lulas como conhecemos hoje em dia, foi capturada por um tubarão antigo. 

O que é ainda mais curioso é o fato de que no momento em que foi caçada, a ‘lula’ estava se alimentando de um crustáceo, semelhante às lagostas.

Fósseis preservados há 180 milhões de anos / Crédito: Divulgação/ Swiss Journal of Palaeontology

Segundo revelado na publicação, a tal cena — que ocorreu há cerca de 180 milhões de anos — não tinha tanto reconhecimento quando foi encontrada pela primeira vez, em uma pedreira alemã, na década de 1970.

Somente 50 anos depois, os estudiosos reconheceram o valor dos fósseis, já que a partir deles, é possível entender melhor sobre a estrutura de ambos os animais Jurássicos.

Descrição da cena através de desenhos / Crédito: Divulgação/ Swiss Journal of Palaeontology

Com a reconstituição da cena, os pesquisadores concluíram que tais animais desempenharam um papel fundamental nas bacias marinhas europeias durante o período Jurássico.

“Eles são fontes valiosas de informações paleobiológicas e merecem mais atenção”, concluiu o estudo.

Confira a pesquisa completa aqui.