Notícias » Paleontologia

Fóssil preservado mostra ‘lula’ se alimentando, antes de ser pega por tubarão antigo

A cena curiosa aconteceu no período Jurássico e foi reconstituída por pesquisadores alemães. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 22/05/2021, às 10h56

Reconstrução artística de um tubarão antigo capturando uma 'lula' que, por sua vez, se alimentava de um crustáceo
Reconstrução artística de um tubarão antigo capturando uma 'lula' que, por sua vez, se alimentava de um crustáceo - Divulgação/ Swiss Journal of Palaeontology

Recentemente, pesquisadores da Alemanha se empenharam em um novo projeto para a reconstrução de uma cena que ocorreu no período Jurássico e ficou preservada a partir de fósseis. As informações são da revista Galileu.

De acordo com a reportagem, os fósseis preservados demonstram o exato momento em que uma criatura marinha extinta, muito parecida com as lulas como conhecemos hoje em dia, foi capturada por um tubarão antigo. 

O que é ainda mais curioso é o fato de que no momento em que foi caçada, a ‘lula’ estava se alimentando de um crustáceo, semelhante às lagostas.

Fósseis preservados há 180 milhões de anos / Crédito: Divulgação/ Swiss Journal of Palaeontology

 

Segundo revelado na publicação, a tal cena — que ocorreu há cerca de 180 milhões de anos — não tinha tanto reconhecimento quando foi encontrada pela primeira vez, em uma pedreira alemã, na década de 1970.

Somente 50 anos depois, os estudiosos reconheceram o valor dos fósseis, já que a partir deles, é possível entender melhor sobre a estrutura de ambos os animais Jurássicos.

Descrição da cena através de desenhos / Crédito: Divulgação/ Swiss Journal of Palaeontology

 

Com a reconstituição da cena, os pesquisadores concluíram que tais animais desempenharam um papel fundamental nas bacias marinhas europeias durante o período Jurássico.

“Eles são fontes valiosas de informações paleobiológicas e merecem mais atenção”, concluiu o estudo.

Confira a pesquisa completa aqui.