Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Animal

Foto de tubarões-baleia é vencedora de concurso de fotografia

O registro impressionante foi feito pelo espanhol Rafael Fernandez Caballero, que ganhou o prêmio UPY 2022

Isabela Barreiros Publicado em 16/02/2022, às 09h57

Foto de tubarões-baleia vencedora do UPY 2022 - Divulgação/Rafael Fernández Caball/UPY 2022
Foto de tubarões-baleia vencedora do UPY 2022 - Divulgação/Rafael Fernández Caball/UPY 2022

Uma foto subaquática impressionante que mostra tubarões-baleia venceu o prêmio UPY 2022 (Under Water Photographer Of The Year). O responsável pelo registro foi o fotógrafo espanhol Rafael Fernandez Caballero.

A imagem intitulada "Dançando com os gigantes da noite" rendeu o primeiro lugar para o fotógrafo no concurso, que ocorre desde 1965 e tem como objetivo apoiar novos talentos no mundo da fotografia e pessoas já estabelecidas nesse universo.

Segundo Caballero, a foto foi tirada durante a noite no mar das Maldivas, após um tubarão-baleia se aproximar da luz do barco onde ele se encontrava.

Foi quando o fotógrafo decidiu pular na água, em um momento mágico em que mais tubarões-baleia começaram a aparecer “do nada” horas depois.

A fotografia vencedora do concurso / Crédito: Divulgação/Rafael Fernández Caball/UPY 2022

"Eu estava junto com Gador Muntaner, um pesquisador de tubarões, que não conseguia acreditar no que estávamos vendo. Contamos ao mesmo tempo 11 tubarões-baleia nos cercando. Foi um momento único que ninguém lá tinha pensado que poderia ser possível", relatou, como noticiou o portal F5.

"Quando recebi o e-mail dizendo que era o melhor fotógrafo aquático do mundo eu não acreditei, li o e mail uma dez vezes e finalmente percebi que era real. Eu acho que foi muito especial porque naquele momento da foto poderia ter sido uma das experiências mais especiais que já vivi", contou Caballero.

Após a divulgação do resultado desse ano, a organização do UPY 2022 agradeceu a todos os participantes. Eles afirmaram: "Esperamos que a impressionante coleção de imagens vencedoras deste ano ofereça uma escapada bem-vinda para todos que as apreciam e uma chance de se reconectar com o mundo subaquático."