Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Impressionantes fragmentos de navio do século 16 foram encontrados em Estocolmo

A embarcação de mais de 30 metros de comprimento foi encomendada pelo Duque Karl, no final da década de 1590

Pamela Malva Publicado em 24/12/2019, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arqueólogos ao lado de fragmento do navio Samson - Arkeologikonsult
Arqueólogos ao lado de fragmento do navio Samson - Arkeologikonsult

Partes de um navio naufragado do século 16 foram encontradas em Estocolmo, na Suécia. Feitos de pinho, os fragmentos estavam em um estaleiro e foram descobertos pela empresa arqueológica Arkeologikonsult.

Com mais de 30 metros de comprimento, a embarcação é um híbrido entre a construção naval antiga e a moderna. Segundo os arqueólogos, datado de 1590, o navio poderia transportar mais de 20 armas da época.

A embarcação foi identificada e era conhecida como Samson, encomendada pelo Duque Karl em 1598. Desaparecido em 1607, os cientistas acreditam que o navio foi uma das vítimas do período em que a capital sueca ficou submersa — sendo drenada apenas em meados do século 18.

Parte do navio encontrada no estaleiro / Crédito: Arkeologikonsult

A partir das datas e informações encontradas nas madeira dos fragmentos, os arqueólogos puderam identificar que o navio foi construído na província de Halsingland. Detritos da costa de Estocolmo foram encontrados, sugerindo que a embarcação teria sido abandonada no local.

Philip Tomenar, um dos arqueólogos que encontrou o navio, afirmou que moedas e tubos de cerâmica e vidro foram encontrados junto dos fragmentos. “Também encontramos uma pequena bola de barro”, explica o cientista. “Ela foi possivelmente jogada por uma criança que brincou nos destroços durante o início do século 16”.