Notícias » França

França oferece recompensa para quem desvendar código secreto de 230 anos

Descoberta há três anos, pedra gravada com letras e números intriga especialistas e autoridades da vila de Plougastel-Daoulas

Letícia Yazbek Publicado em 14/05/2019, às 13h43

None
Reprodução

Uma vila localizada no noroeste da França está oferecendo uma recompensa de 2 mil euros (o equivalente a 8,9 mil reais) para quem conseguir decodificar uma série de letras e números esculpidos em uma rocha.

Localizada em uma praia perto da aldeia de Plougastel-Daoulas, a pedra foi descoberta há três anos e só é revelada quando a maré baixa. Acredita-se que a inscrição tenha sido feita há mais de 200 anos.

Um dos lados da rocha está coberto por letras maiúsculas e símbolos, incluindo uma imagem de um veleiro, um coração e as datas de 1786 e 1787. De acordo com a AFP, as partes legíveis da inscrição dizem: "ROC AR ... DRE AR GRIO SE EVELHUM AR VIRIONES BAOAVEL ... RI OBBIIE: BRISBVILAR ... FROIK ... AL"

"Algumas pessoas nos dizem que é basco, outras dizem que trata-se do velho bretão. Mas ainda não conseguimos decifrar o texto", afirmou o prefeito da cidade, Dominique Cap, à AFP.

Desde a descoberta, acadêmicos e decifradores de códigos amadores tentam resolver o mistério. Agora, a cidade abriu o quebra-cabeça para o público, que poderá enviar suas suposições até o dia 30 de novembro. Um júri decidirá qual interpretação é a mais provável.