Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

França: Quase 50 anos depois, estátua roubada em museu é devolvida

O artefato romano do século I foi recuperado graças aos esforços de um detetive; entenda o caso

Penélope Coelho Publicado em 02/02/2022, às 11h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua encontrada quase 50 anos depois - Divulgação/Arthur Brand
Estátua encontrada quase 50 anos depois - Divulgação/Arthur Brand

Quase meio século depois de um artefato romano ter sido roubado do museu Pays Châtillonnais, na França, a peça foi finalmente devolvida ao local onde deveria estar exposto por todos esses anos.

No ano de 1973, a estátua de bronze do século I — que faz uma representação do deus da mitologia, Baco, quando criança — foi roubada por um grupo de ladrões, junto com mais 5 mil moedas romanas.

No entanto, um detetive de arte chamado Arthur Brand decidiu rastrear o artefato, após receber uma pergunta curiosa de um colecionador. As informações foram publicadas nesta quarta-feira, 2, pelo portal BBC.

De acordo com a reportagem, a estátua achada inicialmente em Vertillum, no leste francês, foi oferecida a um colecionador que queria mais informações sobre a peça e entrou em contato com o detetive.

A partir de pesquisas e do relatório do roubo, Arthur descobriu que se tratava do artefato roubado há 49 anos. Ele definiu a operação como algo ‘inédito’, já que a peça voltou intacta ao museu.