Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Françoise Gilot, pintora que afrontou o ex-marido Picasso, morre aos 101 anos

Françoise Gilot foi companheira de Pablo Picasso entre 1946 e 1953, sendo a única mulher que o abandonou

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 07/06/2023, às 08h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Françoise Gilot - Getty Images
Françoise Gilot - Getty Images

Famosa por incontáveis pinturas e também por ser ex-mulher do renomado artista Pablo Picasso, a pintora americana de origem francesa Françoise Gilot morreu na última terça-feira, 6, aos 101 anos. A notícia foi divulgada pelo museu Picasso à AFP, e depois confirmada pela filha Aurelia Engel, que ainda comentou que a artista havia sofrido com "doenças cardíacas e pulmonares".

Companheira de Picasso entre 1946 e 1953, sendo conhecida como a única mulher que abandonou o espanhol, Gilot causou grande repercussão em 1964 depois do lançamento de seu livro 'Viver com Picasso'. Nele, desenvolve não só um texto íntimo sobre a vida com o artista, como ainda o descreve como sendo um ser tirânico, superticioso e egoísta, segundo O Globo, o que viria a manchar a reputação dele.

Pablo Picasso, renomado artista espanhol
Pablo Picasso, renomado artista espanhol / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Carreira de sucesso

Françoise Gaime Gilot nasceu no dia 26 de novembro de 1921 na comuna de Neuilly-sur-Seine, em Paris, França. Membro de uma família que já detinha de bastante dinheiro, naturalmente começou a seguir os passos da mãe, Madeleine Renoult-Gilot, uma conhecida aquarelista, dedicando-se também às artes.

Ela conheceu Picasso em 1943, mesmo ano em que fez sua primeira exposição em uma galeria parisiense, por volta dos 22 anos, enquanto o espanhol já tinha mais de 60. Como casal, tiveram dois filhos, Claude e Paloma — nascidos em 1947 e 1949, respectivamente —, mas a francesa ainda teve outra filha, Aurelia, nascida em 1956, com o cineasta francês Luc Simon.

Ao todo, Gilot produziu mais de 1,6 mil quadros ao longo de sua longeva vida, além de ter deixado de 4 a 5 mil gravuras. Em 2021, sua pintura 'Dove with a Guitar' foi comprada por nada menos que US$ 1,3 milhão, reafirmando sua importância, durante um leilão da Sotheby's.