Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Gabriel García Márquez teve uma filha em caso extraconjugal

Informação foi dada em artigo publicado por jornal colombiano

Fabio Previdelli Publicado em 19/01/2022, às 11h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O escritor Gabriel García Márquez - Getty Images
O escritor Gabriel García Márquez - Getty Images

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, o colombiano Gabriel García Márquez é considerado um dos principais autores do século passado, sendo um dos escritores de língua espanhola mais traduzidos do mundo. 

García Márquez dizia que “todo escritor tinha três vidas: uma pública, uma privada e outra secreta” e que, em seu caso, “em cada uma de suas três vidas, as mulheres tinham sido chave”. 

Gabo, como era chamado, faleceu em 17 de abril de 2014, aos 87 anos no México; deixando sua esposa Mercedes Barcha, que o acompanhou até o último suspiro, com quem teve dois filhos: Rodrigo García e Gonzalo García Barcha

No entanto, oito anos depois da morte do autor de “Cem Anos de Solidão”, o jornal colombiano ‘El Universal’ revelou um segredo de Gabo: ele teve uma filha fora do casamento, Indira Cato, fruto de uma relação que Gabriel García Márquez teve com uma jornalista e escritora mexicana. 

De acordo com o artigo de Gustavo Tatis, García Márquez se envolveu com Susana Cato, 33 anos mais jovem que ele. Os dois se conheceram em Cuba. Da relação nasceu Indira, que hoje tem 31 anos e é produtora de cinema. 

Um pouquinho antes da morte de Gabriel García Márquez, chegou até mim o boato, e ao longo destes oito anos, o boato me perturbava e verifiquei se a informação era verdadeira", disse o jornalista em entrevista à W Radio. 

Em seu artigo, Tatis revela que confirmou a informação com diversas pessoas próximas à Gabo, ou que tinham um vasto conhecimento sobre sua vida, como familiares, biógrafos e melhores amigos do autor.

O jornalista disse que manteve a revelação em segredo por todo esse tempo em respeito à Mercedes Barcha. “Esperamos que Mercedes morresse para divulgá-la”, diz. A esposa de Gabo faleceu em agosto de 2020.Não se sabe se a mulher sabia da existência da amante de seu marido

"É muito provável que Mercedes intuísse o que tinha acontecido entre Susana e García Márquez, mas até o final de sua vida, manteve discrição e silêncio. No entanto, a revelação da existência de Indira foi um cataclismo familiar", completa. "Até o final, García Márquez esteve de olho nela".