Notícias » Crimes

Gangues atacam baús de caminhões em movimento para roubar PlayStation 5, telefones e cigarros

No Reino Unido, as organizações criminosas arriscam a vida para obter produtos destinados ao contrabando na época natalina

Wallacy Ferrari Publicado em 05/12/2020, às 12h10

Uma cena de Velozes e Furiosos com uma transição de veículo em movimento (esq.) e uma imagem de um caso real (dir.)
Uma cena de Velozes e Furiosos com uma transição de veículo em movimento (esq.) e uma imagem de um caso real (dir.) - Divulgação / Navcis

As facções criminosas do Reino Unido estão reunindo esforços para uma atividade nova — e arriscada — durante o último mês do ano; as gangues estão assaltando baús de caminhões em pleno movimento pelas rodovias da cidade. A prática, apelidada de "rollover", consiste na saída de um comparsa em um carro em movimento, pareado na traseira de um caminhão.

Dessa maneira, um criminoso sai do banco de passageiro e sobe em cima do veículo com o auxílio de alguma ferramenta cortante, como uma serra elétrica. Priorizando a abertura da porta direita para que o motorista do caminhão não note a ação, o criminoso acessa o baú e joga os itens furtados no carro — pelas janelas ou, na maioria dos registros, pelo teto solar.

De acordo com um levantamento policial divulgado pelo The Times, a polícia britânica registrou 27 casos desta façanha somente em 2020, sendo a maioria deles a partir da segunda metade do ano; quando os grupos focam em caminhões de eletrodomésticos, brinquedos e eletrônicos para comercializarem como contrabando para o Natal.

De acordo com o Serviço Nacional de Inteligência de Crimes de Veículos do Reino Unido (Navcis), alguns aparelhos requisitados estão tendo a atenção dos criminosos, que fazem rondas para descobrir as rotas de caminhos contendo os produtos. De acordo com o órgão, o recém-lançado PlayStation 5, alguns celulares de última geração e cigarros costumam ser os alvos principais.