Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gaviões da Fiel

Gaviões da Fiel nega que fará sátira de Bolsonaro gay em desfile

Escola é a segunda a desfilar no Anhembi no sábado, 22

Redação Publicado em 19/04/2022, às 14h28 - Atualizado às 23h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente Jair Bolsonaro - Getty Images
O presidente Jair Bolsonaro - Getty Images

Com os tradicionais desfiles interrompidos diante da crise de saúde causada pela covid-19, a flexibilização da pandemia agora permite a realização do evento ocorrido ao redor do Brasil. 

A Gaviões da Fiel desfila neste sábado, 22, no Anhembi, São Paulo, e adiantou o tema que marcará o desfile deste ano. A escola decidiu abordar o atual luta contra o racismo, fascismo e opressões, conforme divulgado pelo F5, da Folha de S. Paulo.

A sátira

Um dos destaques deste ano seria uma sátira ao presidente Jair Bolsonaro, segundo Neandro Ferreira, hair designer, que revelou que vai apresentar um 'Bolsonaro bem, gay, bichíssima, dando muita pinta', explicou ele ao F5, da Folha de S. Paulo. 

Durante a representação, que engloba a ala Governantes e Generais, Neandro também diz que levantará uma placa com 'Fora Bolsonaro'. Michele Bolsonaro, esposa do presidente, também será representada durante o desfile. 

Ferreira revelou que a primeira dama será representada por Gisele Porto, cabeleireira. Ele explica que ela "vai ser muito bem tratada, reverenciada e cortejada pelo presidente que vou interpretar". O hair designer explica que a intenção é agir no caminho oposto de Bolsonaro.

Vou fazer tudo exatamente ao contrário da maneira como ele faz. É realmente um manifesto contra o machismo, o fascismo e o preconceito", diz Neandro.

Já o samba deste ano - que conta com Marcelo Adnet no time de composição - aborda os recentes casos de racismo e violação de direitos humanos no Brasil. Também serão relembrados nomes como Nelson Mandela e o importante líder indígena Cacique Raoni.

Gaviões nega (atualização)

A Gaviões da Fiel negou que o que foi dito pelo hair designer, classificando como um 'equívoco'. Em nota divulgada através do Instagram, a Gaviões diz que o que foi revelado se trata de 'fake news'.

O portal de notícias G1 repercute que Neandro fará a representação de um governante fascista. 

"Em resposta a matéria veiculada hoje (19/04), por alguns órgãos de imprensa e em especial a Folha de S.Paulo, o Grêmio Gaviões da Fiel esclarece que as informações não são verdadeiras, tratando-se de “fake news", com objetivo de imputar a agremiação suposta desinformação a respeito sobre sua atividade!", inicia o comunicado.

"Destacamos que o enredo da Gaviões da Fiel traz uma mensagem cultural, não tratando de questões políticas ou de apoio partidário em geral. Os nossos valores estarão bem representados na pista, quais sejam: DEMOCRACIA, IGUALDADE, SUSTENTABILIDADE e PAZ. Nascemos para combater e fiscalizar a política do Sport Club Corinthians Paulista e esse sempre será o nosso lema. BASTA! Carnaval 2022", finaliza a nota.