Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Gêiser gigante do Parque Nacional de Yellowstone entra em erupção após seis anos

A informação foi confirmada pelo próprio Parque, que disse que um de seus grandes gêiseres “rugiu de volta à vida”

Fabio Previdelli Publicado em 31/08/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento em que o gêiser entrou em erupção - Parque Nacional de Yellowstone
Momento em que o gêiser entrou em erupção - Parque Nacional de Yellowstone

Depois de um sono que se estendeu por mais de seis anos, um gêiser, no Parque Nacional de Yellowstone, entrou em erupção mais uma vez essa semana. A informação foi confirmada pelo próprio o pelo parque nacional, que disse que o Giantess Geyser, um de seus grandes gêiseres, “rugiu de volta à vida”.

Localizado no Wyoming, o Giantess Geyser, historicamente, costumava a entrar em erupção de duas a seis vezes no ano, o que poderia acontecer duas vezes por hora e continuar por quatro a 48 horas.

Quando isso acontece, o gêiser dispara um jato de água que pode alcançar entre 30 e 60 metros de altura, fazendo com que a área circundante trema com as explosões de vapor subterrâneo pouco antes das erupções iniciais.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) disse no sábado,29, que o Giantess Geyser costumava entrar em erupção com mais frequência no passado. O intervalo de seis anos entre as erupções foi o mais longo desde pelo menos os anos 1980, mas o gêiser já teve períodos inativos de anos antes, de acordo com a agência.

"Por que os gêiseres ligam e desligam é algo que não é bem compreendido", tuitou o USGS. "São sistemas muito frágeis."