Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Game of Thrones

George R. R. Martin desabafa sobre ódio ao final de Game of Thrones: 'Tóxico'

Apesar do sucesso, o final de 'Game of Thrones' não agradou a maioria dos fãs da saga

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 31/05/2022, às 12h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George R. R. Martin, escritor da saga 'As Crônicas de Gelo e Fogo', que inspirou a série 'Game of Thrones' - Getty Images
George R. R. Martin, escritor da saga 'As Crônicas de Gelo e Fogo', que inspirou a série 'Game of Thrones' - Getty Images

George R. R. Martin — roteirista e escritor responsável pela saga literária 'As Crônicas de Gelo e Fogo' (1996), que inspirou as oito temporadas da série 'Game of Thrones' (2011), produzida pela HBO — comentou recentemente sobre as reações, em sua maioria negativas, dos fãs ao fim da série. O autor comenta não entender como "tudo se tornou tão tóxico", no que se refere à base de fãs.

Eu não consigo entender como as pessoas podem odiar tanto algo que um dia já amaram. Se você não gosta mais de uma série, não a assista! Como foi que tudo se tornou tão tóxico?", disse GRRM. "No passado, se você era um fã de Star Trek, era porque gostava de Star Trek. Hoje parece que metade das pessoas que se dizem fãs de Star Trek na verdade odeiam Star Trek. E é o mesmo com Star Wars, e com Tolkien. Como assim?"

Segundo George R. R. Martin, os espaços online dificultam a produção de novas obras, por conta do aumento em quantidade de críticas sendo recebidas constantemente. Para ele, uns dos principais motivos para o ódio a Game of Thrones são as mudanças realizadas na série, com relação ao apresentado nos livros, o que 'o enlouquece', como dito em entrevista ao The Independent:

Como escritor, você enlouquece se não mudar um pouco as coisas. Você quer contar novas histórias, não as mesmas histórias o tempo todo."
Trecho de episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Trecho de episódio da oitava temporada de Game of Thrones / Divulgação/YouTube/GameofThrones

Game of Thrones

A série, inspirada nos livros de George R. R. Martin e produzida pela HBO se extende por oito temporadas, sendo uma das séries mais populares e rentáveis da história, desenvolvida de 2011 a 2019. Veja a sinopse:

Game of Thrones conta a históra de um lugar onde uma força destruiu o equilíbrio das estações, há muito tempo. Em uma terra onde os verões podem durar vários anos e o inverno toda uma vida, as reivindicações e as forças sobrenaturais correm as portas do Reino dos Sete Reinos.

A irmandade da Patrulha da Noite busca proteger o reino de cada criatura que pode vir de lá da Muralha, mas já não tem os recursos necessários para garantir a segurança de todos. Depois de um verão de dez anos, um inverno rigoroso promete chegar com um futuro mais sombrio. Enquanto isso, conspirações e rivalidades correm no jogo político pela disputa do Trono de Ferro, o símbolo do poder absoluto.