Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Gigante de 4,6 quilos: Pesquisadores encontram água-viva enorme em SC

Animal marinho foi encontrado em Itajaí; saiba mais!

Fabio Previdelli Publicado em 04/10/2021, às 12h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Água-viva encontrada em SC - Divulgação/Univali
Água-viva encontrada em SC - Divulgação/Univali

Conforme noticiado pelo G1, na última quinta-feira, 30, pesquisadores encontraram em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, um gigante exemplar raro de uma água-viva da espécie Lychnorhiza lucerna. 

O animal marinho, de 39 centímetros de diâmetro e 4,6 quilos, foi achado em uma saída de campo do projeto de Monitoramento de Águas-Vivas na costa norte, que é mantido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A água-viva foi capturada com uma rede comum usada para a pesca artesanal de camarão. 

A Lychnorhiza lucerna, de acordo com os pesquisadores, são comumente encontradas na Argentina e no Golfo do México. Além disso, elas não oferecem perigo para as pessoas, como queimaduras e envenenamento, o que faz dela alvo fácil do mercado culinário asiático e para a extração de colágeno. 

Água-viva gigante encontrada em Santa Catarina/ Crédito: Divulgação/Univali

No projeto, os especialistas analisam as espécies, seus respectivos tamanhos e a velocidade como suas populações aumentam ou diminuem. Outro ponto observado pelos pesquisadores é analisar se existirão águas-vivas que, potencialmente, podem envenenar os banhistas durante o verão.

O material coletado foi levado para um laboratório de anatomia, que ajudará na preservação das espécies.