Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Ginasta russo usa símbolo pró-guerra em pódio com ucraniano

Ivan Kuliak está sendo investigado pelo ato que ocorreu na Copa do Mundo de Aparelhos, disputada em Doha, no Catar

Redação Publicado em 07/03/2022, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O atleta Ivan Kuliak com a letra "Z" no peito - Divulgação/Redes sociais
O atleta Ivan Kuliak com a letra "Z" no peito - Divulgação/Redes sociais

O ginasta russo Ivan Kuliak subiu no pódio da Copa do Mundo de Aparelhos, disputada em Doha, no Catar, usando um símbolo nacional pró-guerra em seu collant após conquistar o bronze na competição final das barras paralelas.

O atleta está sendo investigado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), que afirmou ter aberto o processo disciplinar em decorrência de seu “comportamento chocante” após a disputa.

“A Federação Internacional de Ginástica confirma que pedirá à Gymnastics Ethics Foundation que abra um processo disciplinar contra o ginasta artístico masculino Ivan Kuliak (RUS) após seu comportamento chocante na Copa do Mundo de Aparelhos em Doha, Catar”, escreveu a entidade em nota.

Kuliak usou pedaços de esparadrapo para criar a forma da letra “Z” no peito, a qual exibiu no collant enquanto estava ao lado do ginasta ucraniano llia Kovtun, que venceu a final da competição, como relatou o portal do Globo Esporte.

O que significa o símbolo?

Após a invasão da Rússia à Ucrânia, a letra “Z” se tornou um símbolo de apoio às forças russas, em especial por políticos pró-guerra, e está sendo observada nos mais diferentes lugares, pintada em tanques e veículos militares.

Ginastas russas e bielorrussos puderam competir pela última vez no último final de semana depois da aplicação de sanções à Rússia no mundo do esporte pela FIG, que começarão a valer a partir desta segunda-feira, 7.