Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Google Arts & Culture: Diário de Isaac Newton está disponível online

Recentemente as anotações do físico e diversos outros tesouros históricos foram disponibilizados em plataforma virtual

Ingredi Brunato Publicado em 01/09/2020, às 17h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de um dos textos de Newton. - Divulgação/ Universidade de Cambridge
Fotografia de um dos textos de Newton. - Divulgação/ Universidade de Cambridge

Como parte de um projeto em que participam diversas instituições acadêmicas e culturais, uma coleção de documentos e artefatos históricos foram disponibilizados virtualmente para a visualização do público. A iniciativa sem fins lucrativos pertence ao Google, e pode ser acessada através do site “Google Arts & Culture”. 

Os escritos de Newton podem ser encontrados na categoria “Tesouros da Biblioteca da Universidade de Cambridge”. A biblioteca da tradicional universidade do Reino Unido afirma ter uma cópia de quase todos os livros escritos na Inglaterra e na Irlanda desde 1710, e planeja tornar cada vez mais obras públicas na plataforma do Google. 

Uma das grandes vantagens da biblioteca virtual é a alta resolução de suas imagens, de forma que é possível ver com mais precisão até do que em um museu, onde os artefatos ficam distantes dos visitantes. 

“Juntos, nossa missão é preservar e trazer a arte e a cultura do mundo on-line para que sejam acessíveis a qualquer pessoa, em qualquer lugar.", informa o Google Arts & Culture, que também inclui, por exemplo, uma placa de argila de 4000 anos, em que está representada a escrita cuneiforme, dos sumérios. Esse é um dos mais antigos tipo de escrita conhecidos, juntamente com os hieróglifos egípcios.