Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Governo brasileiro estuda a possibilidade de receber refugiados afegãos com programa de visto rápido

O visto humanitário já é utilizado para facilitar a entrada de haitianos e sírios no Brasil

Redação Publicado em 19/08/2021, às 13h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No Reino Unido, manifestantes pedem auxílio ao povo afegão - Getty Images
No Reino Unido, manifestantes pedem auxílio ao povo afegão - Getty Images

De acordo com informações da BBC News Brasil, o governo brasileiro avalia a possibilidade de conceder visto humanitário aos afegãos que desejarem vir para o Brasil. A medida já é tomada em casos de haitianos e sírios, facilitando sua entrada no país.

"No momento, o Itamaraty avalia, em coordenação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a possibilidade de concessão de vistos humanitários para afegãos em termos semelhantes aos concedidos a haitianos e sírios", declarou o Ministério de Relações Exteriores à BBC, por e-mail.

O portal de notícias explica que esta forma de visto é diferente do visto de refúgio, que deve ser solicitado pelo estrangeiro já em território nacional. Mais simples e rápido, o visto humanitário pode ser pedido em um consulado brasileiro no exterior, sendo que, ao chegar ao Brasil, o solicitante já possui autorização para morar e trabalhar, além de que pode utilizar os sistemas públicos de saúde e educação.

Caso o governo decida conceder o documento facilitador, será necessário estruturar seus consulados nos países que fazem fronteira com o Afeganistão, como a embaixada em Islamabad, no Paquistão.